Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Criciúma tem nova estratégia para diagnóstico do câncer de mama

Saúde
Criciuma Tem Nova Estrategia Para Diagnostico Do Cancer De Mama
Foto: Divulgação

Saúde

Criciúma tem nova estratégia para diagnóstico do câncer de mama

No município foram registradas mais de 60 casos de mulheres e um homem com a doença entre janeiro e setembro de 2024

Criciúma, por meio da Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu uma nova estratégia na abordagem para o diagnóstico do câncer de mama no município. A iniciativa consiste em um novo fluxo nos exames de mamografia unilateral e bilateral, caso haja alguma alteração nos resultados. A mamografia bilateral é o exame realizado nas duas mamas, já a unilateral é realizada em apenas uma das mamas para complementar a primeira.

“O diagnóstico precoce facilita o tratamento e a conduta adequada para cada paciente. Tudo foi possível em parceria e alinhamento com os prestadores que nos atendem, e estimamos que reduziremos em 60 dias o diagnóstico”, enfatizou o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas.

Segundo a gerente de Controle, Avaliação e Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Zanon, o processo beneficia a população feminina que encontrou alguma alteração mamária. “Todas as mulheres que realizarem a mamografia bilateral pelo SUS, e apresentarem alguma alteração no resultado, instantaneamente serão encaminhadas para fazer a mamografia unilateral/magnificação”.

Um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022 identificou que para cada ano do triênio 2023-2025, surgiriam 17.010 casos novos de câncer do colo do útero, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CESMCA), Aline Padoin, o município de Criciúma registrou entre janeiro e setembro de 2024, 62 mulheres e um homem com câncer de mama. Destes casos, cinco foram na faixa etária de 30 a 39 anos, nove de 40 a 49 anos e 49 casos acima dos 50 anos.

Continue lendo
Topo