Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Dengue: São José mobiliza-se para combater a proliferação

Saúde
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Saúde

Dengue: São José mobiliza-se para combater a proliferação

A ação visa educar a população sobre a importância de adotar medidas simples e eficazes para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Neste sábado (14), São José participará da mobilização nacional do Dia D para combate e conscientização contra a dengue, com atividades acontecendo durante a Feira do Empreendedor na Praça Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol. A ação ocorrerá das 8:30 às 14:00 e visa educar a população sobre a importância de adotar medidas simples e eficazes para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Além disso, haverá testagem rápida para aqueles que apresentarem sintomas da doença, como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.

A secretária de Saúde, Sinara Simioni, reforçou a importância de receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o sucesso das ações. A campanha de vacinação contra a dengue em São José já alcançou 74,56% do público-alvo, composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Até agora, foram aplicadas 8 mil doses, com cerca de 3,4 mil adolescentes já completando o esquema vacinal. Segundo dados do Localiza SUS, São José ocupa o terceiro lugar em cobertura vacinal contra a dengue na Grande Florianópolis.

Para alcançar ainda mais pessoas, a vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo aquelas com horário estendido até às 22h. Além disso, equipes de Saúde da Família estão realizando buscas ativas para identificar quem ainda não se imunizou. Para vacinar os filhos, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante de residência em nome do responsável. O esquema vacinal inclui duas doses, com intervalo de três meses entre elas, com o objetivo de proteger contra as formas graves da dengue e reduzir hospitalizações e óbitos. A Prefeitura de São José segue empenhada em alcançar o maior número possível de pessoas imunizadas e reforça o pedido para que a população também faça a sua parte, evitando o acúmulo de água parada em casa e em áreas públicas.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo