Dengue: Tubarão não registra um novo foco do mosquito há 15 dias
Queda nas temperaturas contribuiu para a condição, segunda Secretária de Saúde.
Publicado em
Queda nas temperaturas contribuiu para a condição, segunda Secretária de Saúde.
Por
Matheus Machado
A última vez que um foco de Aedes aegypti foi registrado em Tubarão aconteceu no dia 2 de julho. O mosquito é responsável pela transmissão da dengue e demais doenças, inclusive um óbito foi registrado no município.
“Isso prova que o inverno deu uma freada na reprodução do mosquito. Nas últimas semanas também não registramos novos casos autóctones na cidade”, destacou a Secretária de Saúde Chaiana Marcon. Segundo a secretária, os casos autóctones são os mais preocupantes, pois são aqueles em que a doença é contraída no próprio município.
“Infelizmente acredito que assim que voltar a esquentar voltaremos a ter novos casos”, ressalta Marcon, que ainda ressalta a importância da população manter os pátios limpos, sem acúmulo de lixo e evitar os acúmulos de água.
A enfermeira também ressaltou que um ponto que favorece a presença do Aedes aegypti em Tubarão é o fato de que ele conseguiu se adaptar ao clima da cidade. “É muito difícil eliminar 100% dos criadouros. Por isso, se cada um cuidar do seu espaço é possível reduzir sua reprodução”, destacou.
Sobre as vacinas contra a dengue, Chaiana afirma que ainda aguarda uma decisão do Ministério da Saúde e que até lá, é fundamental cuidar das residências e cada um “fazer a sua parte”.