Saúde
Deputado deve se reunir com direção do HNSC nos próximos dias
Prazo para suspensão de alguns serviços encerra no próximo dia 30.
Por
Matheus Machado
O prazo estipulado para que alguns serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) continuassem a ser oferecidos no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Tubarão, encerra na próxima terça-feira (30). Em entrevista com o portal SCTodoDia, o deputado estadual Pepê Collaço falou sobre a situação atual e garantiu que uma reunião entre ele e a direção do hospital deve ser realizada nos próximos dias.
“A questão deixa a todos bem apreensivos. Os grandes hospitais de SC estão com déficits financeiros. Estamos há alguns meses fazendo movimentações e mantemos conversas frequentes com a Secretaria de Estado e o hospital”, ressaltou Collaço. O prazo inicial para suspensão dos serviços de alta complexidade era de 30 de junho, mas depois de algumas reuniões, a Rede Santa Catarina, mantenedora do HNSC, prolongou os trabalhos por mais 30 dias.
“Houve uma evolução de conversas técnicas com o hospital e o Estado. Nesta semana eu vou conversar com a direção para saber como está a situação do hospital e deste prazo que já acaba nos próximos dias”, disse Pepê, que ainda acredita que o problema não é apenas do Governo do Estado: “Não se pode colocar só no colo da Secretaria. Existe uma defasagem no SUS e o HNSC conta com 87% de seus serviços voltados para o sistema. Teria que haver uma atualização para os hospitais receberem um maior valor pelo serviço prestado”, finalizou.
Dentre os serviços que podem ter renúncia total, estão a maternidade, a pediatria, a UTI neonatal, a UTI pediátrica e a neurologia.