Dia D da Doação de Órgãos mobiliza Itajaí com ação do Hospital Marieta

Mobilização estadual antecipa o Dia Nacional da Doação de Órgãos e reforça importância do diálogo entre famílias.

Leticia Matos

Publicado em: 22 de setembro de 2025

4 min.
Dia D da Doação de Órgãos mobiliza Itajaí com ação do Hospital Marieta. - Foto: Divulgação

Dia D da Doação de Órgãos mobiliza Itajaí com ação do Hospital Marieta. - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), Itajaí será palco de uma grande mobilização em prol da vida. O Hospital Marieta Konder Bornhausen participa do Dia D da Doação de Órgãos, iniciativa estadual que antecipa o Dia Nacional da Doação de Órgãos, lembrado em 27 de setembro. A ação acontece na Avenida Marcos Konder, durante a manhã, com distribuição de materiais informativos e conversas com a população.

Hospital referência em transplantes

O Hospital Marieta é líder em doações de órgãos em Santa Catarina. Em 2024, ficou em primeiro lugar no ranking estadual e manteve a liderança no primeiro trimestre de 2025. Apenas nos sete primeiros meses deste ano, já foram registradas 22 doações efetivas, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. As principais doações realizadas são de rins, fígado e córneas.

Histórias de solidariedade

Cada doação carrega histórias de dor transformadas em esperança.

  • Gilda Rodrigues Nomura, moradora de Itajaí, autorizou a doação das córneas do marido, Edson, após sua morte por aneurisma cerebral. “Ficamos felizes em saber que poderíamos doar as córneas. A doação é muito importante. Muita gente precisa”, disse.
  • A família de Cleverton Vicente Oliveira Corrêa, vítima de acidente de moto, autorizou a doação de rins, fígado e córneas. Amigos e familiares se despediram no chamado “Corredor de Heróis”, homenagem emocionante realizada no hospital. Sua irmã, Silvana Oliveira, reforça: “Converse sobre doação em família. Uma pessoa pode salvar muitas vidas. Nosso irmão, por exemplo, pode salvar cinco”.

O trabalho da equipe

No Marieta, uma equipe com oito enfermeiros e dois médicos é responsável pela captação e acolhimento das famílias. A enfermeira intensivista Marília Dallacorte explica que o reconhecimento dos familiares é o maior incentivo para seguir nessa missão:

“Saber que conseguimos transformar a dor em esperança, oferecendo a chance de outras vidas continuarem, é o que nos inspira a seguir divulgando a importância da doação de órgãos. Esse gesto é um ato de amor e compaixão capaz de devolver a vida e a esperança a muitas pessoas.”

Convite à comunidade

O hospital reforça o convite para que a população participe da mobilização na Avenida Marcos Konder, no dia 24, e leve a conversa sobre doação para dentro de casa. Afinal, a decisão de doar nasce no diálogo entre familiares e pode significar a diferença entre a vida e a morte para quem aguarda um transplante.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios