Saúde
Dia do Médico: especialista fala sobre saúde mental dos profissionais
Cléberson José Garcia é médico da saúde mental do CAPS Tubarão e falou sobre a temática
Publicado em
Cléberson José Garcia é médico da saúde mental do CAPS Tubarão e falou sobre a temática
Por
Matheus Machado
O Dia do Médico, celebrado em diferentes datas ao redor do mundo, é uma ocasião especial que vai além de uma simples homenagem: é um tributo à dedicação, ao conhecimento e à empatia que caracterizam a profissão. A data, celebrada no Brasil nesta sexta-feira (18), ressalta a importância do papel dos médicos na sociedade, reconhecendo seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população.
O dr. Cléberson José Garcia, médico da saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Tubarão, traz mais detalhes sobre a profissão. “O dia do médico deveria ser todos os dias, como em qualquer profissão. O importante da data é marcar os direitos e deveres profissionais”, destacou o profissional.
Questionado sobre as maiores dificuldades da profissão, Cléberson alegou que o próprio avanço da ciência é algo a ser pontuado: “O Google, por exemplo, atrapalha a medicina. Mas também há um avanço com a tecnologia, existe um critério maior para diagnósticos, tratamentos menores. As pessoas são diagnosticas mais facilmente devido à ciência”, ressaltou.
“O profissional médico deve também cuidar da própria saúde mental. Existe um perigo que são os horários de trabalho. São de 12 a 16 horas de trabalho, existe um cansaço físico e mental. Temos que refletir isso e os médicos deveriam procurar ao menos duas vezes por ano ao médico psiquiatra ou um acompanhamento psicológico”, destacou o Garcia.