Saúde
Dia Mundial da Saúde e a importância da prevenção
Data é um convite à reflexão sobre os hábitos e escolhas que farão a diferença no futuro
Mais do que um dia no calendário, o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste 7 de abril, é um convite à reflexão sobre os hábitos e escolhas que farão a diferença no futuro.No Hospital São José, onde diariamente vidas são cuidadas com dedicação e responsabilidade, os exemplos de autocuidado também fazem parte da rotina dos colaboradores. Um desses exemplos é o eletricista Mateus de Oliveira, que encontrou na corrida uma forma de cuidar da sua saúde física e mental. Histórias como a dele refletem uma cultura de saúde que vai além das paredes dos consultórios, e que são fortalecidas ainda mais quando aliada a uma alimentação saudável.
“Dei início à prática esportiva em 2016. Eu era praticante de artes marciais, mas acabei me lesionando, e nesse período de recuperação, conheci a corrida por meio de um amigo. Hoje, além da transformação física, a corrida também impactou positivamente minha saúde mental. É o meu momento de concentração, de superação pessoal e muitas vezes, de terapia ao ar livre”, revela.
A paixão pela corrida foi além. Mateus agora também ajuda outras pessoas a alcançarem seus objetivos por meio da Criciúma Runners, assessoria que fundou com um sócio. “Notamos uma defasagem nos ciclos de treinamentos dos praticantes. Resolvemos unir nosso conhecimento, experiência e dedicação, e criamos uma assessoria voltada para atender corretamente os atletas da região. Hoje temos alunos do nível iniciante ao avançado”, explica.
Nutrição: um dos pilares da prevenção
A prática de atividade física aliada à alimentação equilibrada forma a base para a manutenção da saúde. A nutricionista do Hospital São José, Dienefer Aparecida Biancato Hann, reforça que bons hábitos alimentares impactam diretamente na prevenção de doenças.
“Manter uma alimentação adequada e equilibrada ajuda na prevenção e tratamento de doenças, fortalece o sistema imunológico e melhora a qualidade de vida, tanto física quanto mental”, afirma Dienefer.
Para envelhecer com saúde, ela recomenda investir em uma dieta limpa, livre de alimentos ultraprocessados, rica em frutas, verduras e legumes, beber ao menos dois litros de água por dia e praticar atividades físicas regularmente. A nutricionista também orienta a criação de pequenas metas que ajudem a manter a constância. “Trocar sobremesas tradicionais por uma porção de frutas ou reduzir gradualmente o consumo de bebidas açucaradas pode fazer grande diferença”, sugere.
Outra dica é manter uma garrafinha de água por perto e utilizar alarmes para lembrar de se hidratar ao longo do dia.
Check-up: a chave para diagnósticos precoces
Além da alimentação e dos exercícios, a prevenção também passa pelos consultórios médicos. Realizar exames regulares e manter um acompanhamento contínuo com profissionais de saúde é importante para identificar problemas antes que eles se agravem.
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do HSJosé são importantes aliados no cuidado para a saúde. Os interessados em conhecer mais sobre os serviços realizados podem entrar em contato pelo telefone e também WhatsApp: (48) 3431-1600.