Saúde
Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos: saiba como se prevenir de acidentes
OMS traz as principais medidas de como prevenir um afogamento
Dia 25 de julho é considerado o Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na última década, cerca de 2,5 milhões de mortes por afogamento foram registradas pelo mundo. O maior número de casos de afogamento ocorrem entre crianças de 1 a 4 anos, seguidas por crianças de 5 a 9 anos.
Os afogamentos são a terceira causa de morte acidental e representam quase 8% do total de mortes globais. Mais de 90% destas mortes ocorrem em países de baixo e médio rendimento. A data ainda celebra ações e iniciativas que estão sendo tomadas por organizações em todo o mundo.
Para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, a OMS continuará a se concentrar na conscientização sobre o problema, como uma questão de saúde pública, lembrando às pessoas que qualquer um pode se afogar, mas que ninguém deve.
A Organização vem se esforçando para conscientizar sobre as intervenções de prevenção de afogamento, de baixo custo, baseadas em evidências e que países e organizações podem usar para reduzir drasticamente o risco desse acidente.
Entre as medidas de prevenção estão:
- Conservar a tampa do vaso sanitário fechada, se possível lacrado com algum dispositivo de segurança “à prova de criança” ou manter a porta do banheiro trancada
- Manter cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”
- Procurar locais onde haja salva-vidas, e não mergulhar em águas turvas
- Procurar nadar longe de cais, embarcações, rochas e correntezas
- Certificar-se sempre de que as crianças sejam constantemente supervisionadas por um adulto responsável quando estiverem perto da água