Saúde
Erro em exames faz com que pessoas recebam órgãos contaminados com HIV
Polícia Civil cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e dois de prisão
Publicado em
Polícia Civil cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e dois de prisão
Por
Laura Silva
Uma falha no controle de qualidade de um laboratório do Rio de Janeiro fez com que órgãos infectados com o vírus HIV fossem transplantados. Os órgãos foram considerados, pelo laboratório, como livres do vírus, e assim, aptos para transplantes em seis pessoas, que acabaram infectadas.
Segundo o delegado André Neves, as investigações detectaram negligência na checagem da validade dos reagentes, um dos produtos químicos que reagem com o sangue contaminado e indicam a presença do vírus.
“Era feita uma análise qualitativa diária nos reagentes, até dezembro. Depois disso, essa análise passou a ser semanal. A ideia era diminuir o custo para o laboratório. Quando você diminui o custo, aumenta o risco”, afirma o delegado.
O delegado da Delegacia do Consumidor, Wellington de Oliveira, disse haver outras hipóteses sendo investigadas, incluindo a emissão de laudos falsos. A Polícia Civil cumpriu nesta segunda-feira (14), 11 mandados de busca e apreensão e dois de prisão, Walter Vieira, que é um dos sócios do laboratório, e um técnico.