Saúde
Graviola se destaca como aliada da saúde
Rica em nutrientes, fruta tropical auxilia na imunidade, controle da pressão e digestão
A graviola, fruta tropical conhecida pelo sabor adocicado com toque ácido, vem ganhando espaço em feiras, hortas e até mesmo em quintais urbanos. Além de versátil no consumo — in natura, em sucos ou sobremesas —, a Annona muricata L. é reconhecida por oferecer diversos benefícios à saúde, sendo cada vez mais valorizada por nutricionistas e profissionais da saúde no estado.
Rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, a graviola fortalece o sistema imunológico, favorece a hidratação e auxilia no equilíbrio da pressão arterial. Estudos científicos, como os publicados nas revistas Food Research International e Biochemistry Research International, comprovam os efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antidiabéticos da fruta, além de seu papel na regulação da glicose e prevenção da hipertensão.
Com aproximadamente 81% de água em sua composição, a graviola é excelente para reposição de líquidos — especialmente nos dias mais quentes do verão catarinense ou após a prática de exercícios. O potássio presente na fruta ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo e relaxar os vasos sanguíneos, contribuindo para a saúde cardiovascular.
Outro destaque da fruta está nas fibras solúveis e insolúveis que regulam o intestino, promovem saciedade e ajudam no controle do peso corporal. Por esse motivo, a graviola também tem sido incorporada em dietas de emagrecimento e alimentação funcional.