Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Gripe lota emergência infantil na Capital

Saúde
Vacina Gripe Capa
Foto: Reprodução /SES

Saúde

Gripe lota emergência infantil na Capital

Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, registrou um aumento significativo nos atendimentos de emergência na última semana, principalmente por casos respiratórios

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, registrou um aumento significativo nos atendimentos de emergência na última semana, principalmente por casos respiratórios de moderada a alta gravidade. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça o alerta para que pais e responsáveis levem crianças de 6 meses a menores de 6 anos para se vacinarem contra a gripe. Apesar de o inverno ainda não ter começado, as doenças respiratórias já estão em circulação, e a vacinação é a principal forma de prevenção.

Na segunda-feira, 14 de abril, o hospital atingiu o pico de 398 atendimentos na Emergência. Dois dias depois, foram 264 casos, sendo 19 classificados com a cor vermelha, que indicam alta complexidade e necessidade de cuidados imediatos. Do início do mês até o dia 16 de abril, 140 crianças foram internadas com síndrome respiratória aguda grave, e 32 delas precisaram ser transferidas para leitos de UTI.

Como único hospital público pediátrico da Grande Florianópolis, o Joana de Gusmão enfrenta sobrecarga no atendimento, o que tem provocado uma espera maior na emergência. A unidade está operando com sua capacidade máxima de profissionais, com sete médicos por turno, garantindo que todos os pacientes recebam assistência adequada.

A Secretaria da Saúde destaca a importância da vacinação gratuita contra a influenza, que já está disponível nas unidades básicas de saúde dos municípios para o grupo prioritário infantil. A campanha visa reduzir os casos graves, internações e a circulação do vírus no outono e no inverno. Além disso, o Estado continua monitorando o avanço das doenças respiratórias e investindo na ampliação e qualificação da rede hospitalar catarinense.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo