Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Hospital de Tubarão recebe avaliação sobre prevenção de doenças transmissíveis

Saúde
IMG 20240731 WA0012
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Saúde

Hospital de Tubarão recebe avaliação sobre prevenção de doenças transmissíveis

O hospital passou por uma avaliação nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), o Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu a visita técnica da Equipe Nacional de Validação (ENV). Esta visita teve o objetivo de validar a solicitação de Certificação da Eliminação e/ou Selos de Boas Práticas da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B em municípios com mais de 100 mil habitantes, como Tubarão. Além da validação, a atividade promove a troca de conhecimentos e experiências sobre as boas práticas voltadas à eliminação da transmissão vertical dessas doenças no Brasil.

Os auditores do Ministério da Saúde avaliaram as medidas preventivas implementadas na maternidade do hospital, percorrendo o atendimento da gestante/puérpera e entrevistando os profissionais envolvidos no programa de atenção às mulheres vítimas de violência, denominado EQUIPE ABRACE. Essas entrevistas ajudaram a verificar a eficácia das práticas adotadas para prevenir a transmissão vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B.

A ENV também conversou com a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia. O objetivo foi avaliar os processos implementados pelo hospital no combate a essas doenças, bem como a realização de notificações compulsórias e a interação com a Vigilância Epidemiológica do município de Tubarão.

A equipe responsável pelas visitas é composta por membros da Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST) e outras áreas do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DATHI, além de especialistas voluntários. Eles coletam informações que subsidiam a elaboração de relatórios, posteriormente analisados pela Comissão Nacional da Validação, que decide sobre a concessão da certificação. Desde 2017, a certificação abrange a transmissão vertical de HIV, com expansões para sífilis, hepatite B, e doença de Chagas, e prevê a inclusão do HTLV no próximo ano.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo