Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Ia para autonomia de deficientes visuais está em debat

Saúde
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Saúde

Ia para autonomia de deficientes visuais está em debat

A inteligência artificial tem sido cada vez mais aplicada para promover a autonomia de pessoas com deficiência visual

A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais aplicada para promover a autonomia de pessoas com deficiência visual, com exemplos como bengalas inteligentes e sistemas de audiodescrição de objetos e ambientes. Esse tema será debatido na 8ª Convenção do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que acontecerá em São Paulo nesta sexta-feira (14) e sábado (15).

Durante o evento, especialistas e gestores de saúde discutirão como a IA pode ser utilizada em tecnologias que facilitam a comunicação, locomoção e acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, serão abordados desafios éticos e técnicos, como a privacidade e a imparcialidade no uso dos dados dos usuários dessas tecnologias.

O CBO ressalta que as tecnologias assistivas em oftalmologia incluem recursos, dispositivos e sistemas desenvolvidos para melhorar a independência e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. Muitos desses dispositivos, como as bengalas inteligentes, combinam sensores e conectividade com smartphones, permitindo que os usuários detectem obstáculos e recebam orientações por comandos de voz, o que torna a locomoção mais segura, especialmente em ambientes urbanos.

Continue lendo
Topo