Criciúma
Içara alerta sobre risco de câmaras de bronzeamento
Içara alerta para os riscos e a proibição do bronzeamento artificial. Vigilância orienta a população a não usar e a denunciar
A Secretaria Municipal de Saúde de Içara, por meio da sua Vigilância Sanitária, alerta a população sobre a proibição do uso de câmaras de bronzeamento artificial em todo o país. De acordo com a coordenadora do órgão fiscalizador içarense, Lisandra Zilli, a medida foi tomada, há 16 anos (Resolução 56/2009), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), logo após a comprovação científica dos riscos desses equipamentos à saúde.
Lisandra ainda destaca que a prática de bronzeamento artificial baseada na emissão de radiação ultravioleta, foi classificada pela Agency for Research on Cancer (Agência de Pesquisa sobre Câncer), instituto associado à Organização Mundial de Saúde (OMS), como carcinogênica para humanos.
“E, por serem proibidos, esses equipamentos acabam sendo instalados de forma clandestina, pois a Vigilância Sanitária não licencia essa atividade”, alarma a coordenadora, orientando a população a não utilizar e a denunciar. Segundo ela, as denúncias podem ser registradas clicando aqui, ou, pessoalmente, na Vigilância Sanitária.