Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Itajaí intensifica ações contra a dengue

Saúde
153211
Foto: Reprodução/Programa de Combate à Dengue/Prefeitura de Itajaí

Saúde

Itajaí intensifica ações contra a dengue

Itajaí está reforçando as medidas de combate ao Aedes aegypti com a aplicação da borrifação residual em locais com grande circulação de pessoas

O município de Saúde de Itajaí está reforçando as medidas de combate ao Aedes aegypti com a aplicação da borrifação residual em locais com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde e órgãos públicos. A técnica, que já foi aplicada em 90 imóveis, tem efeito prolongado de até quatro meses e visa reduzir o contato do mosquito com a população. Esta é a segunda etapa da ação, que começou pelas unidades de saúde do município.

Apesar da expressiva redução nos casos de dengue — de 36.280 registros até junho de 2024 para 3.341 no mesmo período de 2025, uma queda de 90,8% — o controle segue com o uso do inseticida UBV (Ultra Baixo Volume), conhecido como “fumacê”. Essa aplicação peridomiciliar é feita em áreas externas de residências com casos confirmados e também nos imóveis vizinhos. A queda de 87,2% nos óbitos também reforça o impacto positivo das estratégias de prevenção e do atendimento rápido aos pacientes.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo