Itajaí intensifica combate à dengue após confirmação do primeiro caso

As primeiras ações ocorreram nos bairros São Vicente, Cidade Nova e Cordeiros, considerados áreas prioritárias por concentrarem grande número de moradores

Maiquel Machado

Publicado em: 4 de fevereiro de 2026

4 min.
Itajaí intensifica combate à dengue após confirmação do primeiro caso. Foto: Divulgação/PMI

Itajaí intensifica combate à dengue após confirmação do primeiro caso. Foto: Divulgação/PMI

Após a confirmação do primeiro caso de dengue em Itajaí, por meio de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As medidas são coordenadas pelo Programa Municipal de Combate à Dengue e estão em andamento desde o dia 8 de janeiro.

As primeiras ações ocorreram nos bairros São Vicente, Cidade Nova e Cordeiros, considerados áreas prioritárias por concentrarem grande número de moradores. Nesses locais, foram realizadas aplicações de inseticidas em unidades de saúde e em pontos classificados como de alto risco para a proliferação do mosquito, como ferros-velhos.

Ações serão ampliadas para toda a cidade

De acordo com a Secretaria de Saúde, a estratégia prevê a ampliação gradual das atividades até alcançar todos os bairros do município. A previsão é de que o cronograma de ações seja concluído até o final do mês de março.

O coordenador do Programa da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira, explica que o reforço no trabalho preventivo ocorre devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito.

Segundo ele, embora o poder público esteja intensificando as ações de prevenção e controle, a participação da população é indispensável. Temperaturas elevadas e chuvas frequentes criam o ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti, o que aumenta o risco de casos graves e até óbitos por dengue.

População deve colaborar com a prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o sucesso das ações depende diretamente do envolvimento da comunidade. A orientação é para que os moradores:

  • Eliminem recipientes com água parada em quintais e residências
  • Mantenham caixas-d’água bem vedadas
  • Revisem calhas, ralos e vasos de plantas
  • Descartem corretamente objetos que possam acumular água

A adoção dessas medidas simples é considerada fundamental para reduzir a circulação do mosquito e evitar novos casos da doença no município.


📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios