Médico criciumense explica as causas das hérnias abdominais
As hérnias mais comuns são as inguinais, umbilicais e incisionais
As hérnias abdominais são problemas comuns e que precisam de cuidados. As hérnias são causadas especialmente pela malformação ou pelo enfraquecimento das camadas de tecido protetor dos órgãos internos. As mais comuns são: hérnia inguinal, aparece na virilha, hérnia umbilical, aparece em volta do umbigo e hérnia incisional que ocorre em locais recém operados.
“A hérnia é um ‘buraco’ ou fraqueza na parede abdominal por onde pode sair conteúdo da cavidade abdominal, como por exemplo, as alças intestinais. Muitas são congênitas, mas também podem ser relacionadas com esforços, tabagismo, idade e obesidade”, afirma o médico cirurgião do HSJosé, Dr. Fabrício Souza Bitencourt.
A única modalidade terapêutica para as hérnias é a cirurgia. Na maioria dos casos é realizada por videolaparoscopia, com mínimas incisões, internação hospitalar curta e rápida recuperação.
“Existem hérnias na população pediátrica, mas com os adultos homens temos a maior incidência. Vale lembrar que o risco também pode ser maior com o avançar da idade”, destacou, Dr. Fabrício Souza.