Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Médico de Capivari de Baixo fala sobre maior índice de morte por demência em pessoas negras

Saúde
Médico de Capivari de Baixo fala sobre maior índice de morte por demência em pessoas negras
Foto: Reprodução

Saúde

Médico de Capivari de Baixo fala sobre maior índice de morte por demência em pessoas negras

Município divulga importante pesquisa no fim do mês da Consciência Negra

Encerrando o mês da Consciência Negra, vale lembrar uma pesquisa realizada pelas universidades federais de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália, a qual constatou que a mortalidade de pacientes negros com demência no Brasil registrou um crescimento nos últimos anos. Entre os anos de 2019 e 2020, O aumento foi de 65%. Entre os pardos, o aumento foi de 43%. Em comparação, no mesmo período, os pacientes brancos apresentaram uma redução de 9%.

O médico psiquiatra Cleberson José Garcia, morador de Capivari de Baixo, explica que há quatro tipos de insanidade e nos negros há incidência é maior de demência vascular. “Como o negro possui uma pressão mais alta que o branco, isso pode causar a falta de circulação cerebral. Assim, pode ocorrer atrofia cerebral e causando demência. A prevalência maior são a idade e o local”, observa.

Conforme os pesquisadores, os resultados reforçam a disparidade no acesso da população negra ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de ações para aumentar o direito à saúde. O Brasil é o segundo país em prevalência de casos de pacientes com demência, como o Alzheimer.

A demência é uma das enfermidades mais comuns que afetam o sistema cognitivo. É uma síndrome, um conjunto de sinais e sintomas, devido à perda de funções cognitivas, que levam à alteração da memória, do pensamento, da linguagem e do comportamento da pessoa. É uma doença progressiva, provocada por morte de células cerebrais. A demência mais comum é a Doença de Alzheimer. Em geral ela é mais frequente em pessoas idosas, porém têm aumentado os casos de demência precoce, em pessoas com idade inferior a 60 anos.

Os principais sintomas da demência são problemas para completar tarefas que antes eram fáceis, dificuldades para resolver os problemas, mudanças no humor, isolamento, dificuldade para se comunicar (escrita e fala) e fazer confusão em relação a lugares e pessoas, entre outros. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor é a resposta aos tratamentos existentes.

Com informações de PMCB.

Continue lendo
Topo