Florianópolis
Mutirão no Hospital Joana de Gusmão detecta ambliopia em crianças
Cerca de 53 crianças foram examinadas durante o mutirão
No último sábado (19), o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, realizou um mutirão para a detecção precoce da ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”, que causa fraqueza na visão de um dos olhos. Foram examinadas 53 crianças, e as que apresentaram problemas de visão serão encaminhadas para acompanhamento especializado.
O objetivo principal foi identificar a ambliopia, que ocorre quando o cérebro passa a ignorar as imagens de um olho mais fraco, favorecendo o outro. A condição pode ser causada por problemas como erros de refração, estrabismo ou catarata congênita. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e correção dessa condição.
O evento, que fez parte do “Mês da Ambliopia”, também contou com atividades recreativas para as crianças, como pintura de desenhos e a presença de super-heróis. A ação integra uma campanha organizada pelo Centro Latino-Americano de Estrabismo (CLADE), que acontece em mais de 20 países para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.