Saúde
Novembro Azul: Capivari de Baixo amplia atendimento à saúde
Em Capivari de Baixo, durante este mês, as Estratégias Saúde da Família (ESF) realizarão diversas atividades para incentivar os homens a cuidarem melhor de sua saúde
Publicado em
Em Capivari de Baixo, durante este mês, as Estratégias Saúde da Família (ESF) realizarão diversas atividades para incentivar os homens a cuidarem melhor de sua saúde
Por
Vitor Wolff
O Novembro Azul é uma campanha voltada para a conscientização sobre a saúde masculina, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Capivari de Baixo, durante este mês, as Estratégias Saúde da Família (ESF) realizarão diversas atividades para incentivar os homens a cuidarem melhor de sua saúde. Neste contexto, nesta quinta-feira (14), a ESF do bairro Santa Lúcia estenderá o atendimento até as 20h, enquanto nos dias 23 e 27, essa extensão ocorrerá nas unidades do Caçador e Centro I. As unidades dos bairros Três de Maio, Santo André e Otto já realizaram ações semelhantes.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2024, a expectativa de vida dos homens brasileiros é, em média, 6,6 anos menor que a das mulheres. Esse cenário é influenciado, em parte, pela resistência dos homens em buscar atendimento médico, o que acaba retardando o diagnóstico de doenças que poderiam ser prevenidas. Isso resulta em maiores dificuldades de tratamento e menores chances de cura, especialmente para enfermidades como o câncer de próstata.
Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima cerca de 71.730 novos casos anuais para o período de 2023 a 2025. O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos, como o toque retal, e análises de sangue para o Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é um procedimento simples e rápido que permite ao médico avaliar a textura da glândula e identificar possíveis anormalidades.