Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce são a chave para cura

Saúde
WhatsApp Image 2024 10 03 At 08.55.01

Saúde

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce são a chave para cura

Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, oferece os recursos necessários aos pacientes da região no tratamento do câncer

Para marcar o Outubro Rosa, data tão importante na conscientização da prevenção do câncer de mama, o Hospital Nossa Senhora da Conceição realizou nessa última terça-feira, 02, a abertura da programação de eventos para o mês que contará com palestras para colaboradores e pacientes, rodas de conversas e demais temáticas sobre cuidado e prevenção.

O câncer de mama é uma realidade que afeta inúmeras vidas a cada ano. Mas é também uma realidade na qual a detecção precoce faz toda a diferença. Quando uma mulher é diagnosticada em estágios iniciais, as possibilidades de tratamento bem-sucedido aumentam significativamente. É a diferença entre a incerteza e a esperança, entre o medo e a confiança.

Segundo a oncologista do HNSC, Dra. Aline de Souza Rosa da Silva, a realização anual da mamografia pode reduzir em até 34% o risco de morte por câncer de mama. Manter os exames em dia, aliado a uma alimentação saudável, atividade física regular, evitar a obesidade, o consumo de cigarro e álcool são fundamentais para prevenção e diagnóstico precoce.

A relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama é algo que transcende os números e as estatísticas. “Imagine o alívio de uma mulher quando seu exame de mamografia revela que tudo está bem, ou a coragem que ela encontra ao descobrir um nódulo em estágio inicial que pode ser tratado com sucesso. O diagnóstico precoce não apenas salva vidas, mas também preserva sonhos, famílias e a capacidade de abraçar o futuro com otimismo”, ressalta.

Outro fator importante no tratamento destas pacientes é o suporte da equipe multidisciplinar formada por profissionais de psicologia, nutrição, assistência social, enfermagem e do estomaterapeuta. “O cuidado com o corpo e com as emoções é extremamente importante para favorecer o tratamento”, ressalta a psicóloga hospitalar Juliana Gelosa. “A instituição tem investido cada vez mais na jornada integrada de cuidados ao paciente, e por isso, esta equipe tem sido fundamental para proporcionar todo o suporte necessário durante o processo, tanto para o paciente quanto para seus familiares”.

De acordo com Juliana, o diagnóstico de uma doença oncológica afeta o estado emocional dos pacientes e pode contribuir na adesão e na forma de lidar com o processo de tratamento. Sendo assim, com um amparo profissional e uma rede de apoio efetiva, eles se sentem mais seguros e fortalecidos para enfrentar essa jornada.

No HNSC o mês também está sendo de conscientização pela Unionco, que decorou as salas em tons rosa, reforçou o trabalho de informação com os pacientes e ainda vem distribuindo brindes e pequenos mimos doados pelas voluntárias da Oncologia as pessoas em tratamento. O prédio do hospital também entrou em clima do Outubro Rosa. A noite é possível ver as luzes desta cor iluminando a fachada e a Radioterapia.

HNSC tem um dos maiores Centro de Tratamento Oncológicos da região

Para auxiliar neste cenário, o HNSC oferece um Centro Especializado em Oncologia com instalações adequadas, um ambiente acolhedor e uma equipe humanizada que proporciona aos pacientes da região o máximo de conforto e atenção no tratamento oncológico.

Em um único local eles podem contar com consultas especializadas, assim como todo o processo necessário para acompanhamento de seu tratamento de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e cirurgias oncológicas.

“Tudo com acompanhamento de profissionais capacitados e o suporte de modernos equipamentos, unindo tecnologia de ponta, foco na assistência integral ao paciente e sua família e tecnologia”, ressalta o diretor-geral do HNSC, Hebert Moreschi. “Não esquecendo a retaguarda de um hospital de alta complexidade com fácil acesso a UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem e Pronto Atendimento, permitindo a interligação dos serviços e processos, oferecendo tudo que o paciente necessita.

Conheça um pouco dos tratamentos oferecidos aos pacientes na área oncológica

Cirurgia Oncológica – A cirurgia oncológica é um dos principais tratamentos para o câncer e pode ser realizada sozinha ou em conjunto com outros métodos, como a quimioterapia e a radioterapia. Esse procedimento possibilita altas chances de remissão se o diagnóstico for precoce, porém só pode ser utilizado em tumores sólidos. Ou seja, não é administrado para os linfomas e leucemias.

Hoje o HNSC possui uma equipe com vários cirurgiões nesta especialidade e um centro cirúrgico amplo e inovador, que proporciona mais conforto e segurança para cirurgiões e pacientes. São 10 salas amplas equipadas com o que há de mais moderno no mercado, pronto para receber cirurgias complexas. A sala de recuperação anestésica possui 12 leitos para proporcionar mais conforto no momento do despertar do paciente após o procedimento cirúrgico.

Quimioterapia – Consiste na administração de medicamentos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerosas como também as células sadias do organismo. A quimioterapia pode ser administrada por via endovenosa, via oral e pode ser feita aplicando um ou mais quimioterápicos. O HNSC possui em espaço amplo e confortável para atendimentos aos pacientes que recebem todo suporte de uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, enfermeiras estomaterapeutas oncológicas, assim como demais profissionais que auxiliam na sua recuperação.

Hormonioterapia – é uma forma de tratar o câncer que diminui ou bloqueia a ação de certos hormônios que estimula o crescimento de células tumorais sensíveis aos hormônios. Este tratamento tem sido usado de forma isolada ou em combinação com as demais formas de tratamento para o câncer, como a cirurgia, a quimioterapia convencional e a radioterapia.

O tratamento age no controle das células tumorais e hormônios. A medicação pode ser administrada ao paciente por meio de comprimidos ou injeções. Em geral, os hormonioterápicos orais são administrados diariamente. Já os injetáveis são habitualmente administrados mensal ou trimestralmente.

Imunoterapia – A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente. A ideia é que, com o uso de medicamentos, o organismo do paciente elimine a doença de forma mais eficiente e com menos toxicidade.

A imunoterapia proporciona a remissão da doença inclusive nos casos mais avançados. Para os oncologistas do hospital, esse tratamento é um dos maiores avanços médicos nos últimos anos e pode ser utilizado de maneira sinérgica à quimioterapia, à radioterapia e à cirurgia.

Iodoterapia – A iodoterapia é um tratamento que utiliza iodo radioativo para tratar problemas na tireoide, como o câncer de tireoide e o hipertireoidismo. No HNSC o tratamento é feito tanto com internação em quarto terapêutico, assim como não internação, sendo realizado tratamentos de câncer de próstata com a terapia de Rádio 223.

O HNSC atualmente é o único do Sul do Estado que possui um quarto terapêutico que permite tratar e internar pacientes com doses altas de iodo 131. Este espaço é uma instalação radioativa com características bem peculiares que atendem conforto, segurança e principalmente a humanização, tendo em vista a compreensão e o desconhecimento da maioria dos pacientes submetidos a este tipo de tratamento.

Além desses aspectos, a estrutura do quarto terapêutico permite o monitoramento dos pacientes à distância pela equipe de enfermagem (câmeras de TV), sistema de climatização, uma antessala para administração das doses terapêuticas e um banheiro privativo. A instalação ainda possui uma blindagem adequada e para segurança.

 

 

Radioterapia – Este é o mais novo serviço oferecido pelo HNSC aos pacientes em tratamento oncológico. A radioterapia utiliza diferentes formas de radiação ionizante para o tratamento de câncer e doenças benignas de forma segura e eficiente. Hoje o HNSC é o único que oferece o serviço na região da Amurel em um espaço amplo, com suporte especializado de técnicos em radioterapia, médicos radio-oncologistas, físicos médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, enfermeira estomaterapeuta e assistente social.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo