Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Homem de 60 anos está internado em estado grave em Curitiba; Ministério da Saúde acompanha situação.

Joca Baggio

Publicado em: 3 de outubro de 2025

3 min.
Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol - Foto: Freepik/Divulgação

Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol - Foto: Freepik/Divulgação

O primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado no Paraná. A vítima é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que está internado em estado grave desde quarta-feira (1º). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ele consumiu uma bebida destilada antes de apresentar sintomas.

Durante a internação, o quadro clínico piorou, com sinais compatíveis com intoxicação pela substância. Os exames laboratoriais devem confirmar ou descartar a suspeita nos próximos dias.

Acompanhamento e medidas

O caso é monitorado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde de Curitiba. Em vídeo, o secretário estadual Beto Preto informou que terá reunião com representantes do governo federal para tratar do envio de ampolas de etanol farmacêutico, medicamento usado no tratamento de intoxicação por metanol.

Situação no Brasil

Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil contabilizava 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol e 11 confirmações laboratoriais, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).

Uma morte já foi confirmada em São Paulo, enquanto outros sete óbitos seguem em investigação — dois em Pernambuco e cinco no próprio estado paulista.

Os casos, suspeitos ou confirmados, foram registrados em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e, agora, também no Paraná.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios