Clique e ouça nossas rádios
Rádios cidade
Cooperação técnica entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis visa atender população da Grande Florianópolis
Maiquel Machado
Publicado em: 2 de abril de 2025
A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará os imunizantes, que serão aplicados na Sala de Vacinas do Sesc Prainha, conforme o calendário básico de vacinação do SUS. A iniciativa é resultado da cooperação técnica entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis para oferecer vacinas gratuitas à população. O atendimento ao público inicia a partir das 8h, do dia 4 de abril.
A Sala de Vacinas do Sesc Prainha atenderá toda a população da Grande Florianópolis, independentemente de possuir a Credencial Sesc. As vacinas oferecidas pela Secretaria da Saúde de Florianópolis são: , Poliomielite inativada, HPV-4, Dengue, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Hepatite A, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, DTP, dT, Influenza e Varicela.
Para se vacinar, é necessário realizar um cadastro individual na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc Prainha. Esse cadastro permite a coleta de dados pessoais essenciais para o atendimento de saúde. No momento do cadastro, é preciso apresentar um documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento, no caso de menores de idade).
“Essa é a primeira vez que fazemos uma parceria como essa e isso reforça o nosso compromisso em facilitar o acesso a vacinação a toda população’, destaca o secretário de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil.
Criada em 2023, essa é a única sala de vacinação do Sesc no Estado e até então oferecia somente os imunizantes exclusivos do sistema privado – como Meningocócica B, Meningocócica ACWY, HPV nonavalente, Herpes Zoster e Pneumocócica 13 valente -com valores mais acessíveis à comunidade. Por meio da parceria, o local passa a atender em formato híbrido – com a oferta das vacinas gratuitas e pagas – e estará à disposição da população da Grande Florianópolis, que não precisa ser associada da instituição para poder se beneficiar do serviço.
Além das vacinas gratuitas oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, o Sesc Prainha também disponibiliza imunizantes para a comunidade a preços acessíveis. São vacinas que não estão disponíveis na rede pública, como:
As primeiras ações ocorreram nos bairros São Vicente, Cidade Nova e Cordeiros, considerados áreas prioritárias por concentrarem grande número de moradores
O episódio reacendeu o debate sobre os riscos desse tipo de problema de saúde, os sintomas mais comuns e, principalmente, as formas de prevenção
Iniciativa do Corpo de Bombeiros permite que pessoas com mobilidade reduzida entrem no mar com segurança em cinco praias da região