Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Samu realiza curso de primeiros socorros para profissionais da educação em Gravatal

Saúde
Samu realiza curso de primeiros socorros para profissionais da educação em Gravatal
Foto: Reprodução

Saúde

Samu realiza curso de primeiros socorros para profissionais da educação em Gravatal

O conteúdo abrange uma série de situações emergenciais

Publicidade

Seguindo o princípio de que conhecimentos básicos podem salvar vidas, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Básico de Gravatal realizam nesta quarta-feira, 09 de outubro, o Curso de Primeiros Socorros destinado a profissionais da rede municipal de Educação do município.

Reunidos no Salão Paroquial, um público mais de 160 professores se revezou durante o dia para receber orientação sobre como lidar com ocorrências comuns no ambiente escolar. O curso está em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), criada após o trágico falecimento de um menino de 10 anos durante uma excursão escolar, vítima de engasgo.

“Este curso tem a finalidade de preparar os professores para que eles possam atuar antes da chegada de uma equipe especializada. Os procedimentos de primeiros socorros são os que fazem a diferença entre a vida e a morte, como em casos de engasgos, parada cardíaca, por exemplo, que dependem de pronta resposta”, completa o coordenador do Samu Básico de Gravatal, Felipe Macalão.

Embora o foco principal do curso seja a desobstrução das vias aéreas, o conteúdo abrange uma série de situações emergenciais. Entre os temas abordados estão: introdução aos primeiros socorros; orientações sobre segurança e prevenção; avaliação de cena; emergências respiratórias; ressuscitação cardiopulmonar; hemorragias e choque.

“A finalidade é que estes profissionais saiam instruídos a dar resposta rápida em casos urgentes. São instruções teóricas e práticas que vão fazer a diferença”, detalha Felipe. O curso é feito através do Estado, em parceria com a Prefeitura de Gravatal, por meio das Secretarias Municipais de Saúde Educação. O prefeito Clei Rodrigues e os secretários Jader Salazar e Cristini Ferreira acompanharam o curso.

Lei Lucas

A Lei Lucas estabelece obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros infantis para funcionários de escolas e outras instituições semelhantes. A norma prevê a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros de pelo menos um funcionário de instituições escolares.

Continue lendo
Topo