Com a chegada do período de maior transmissão das arboviroses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensifica, em Santa Catarina, as ações de prevenção e controle do Aedes aegypti. Entre as principais estratégias está a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis, realizada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD).
A iniciativa tem ganhado força no estado. No segundo semestre de 2025, 124 municípios aderiram à campanha, resultando na coleta de mais de 83 mil pneus inservíveis. O material, quando descartado de forma inadequada, se transforma em um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A campanha é fruto da parceria entre a SES, o IMA, a Reciclanip — responsável pela logística reversa de pneus — e a empresa Xibiu, encarregada da coleta.
Para 2026, uma nova edição já está em fase de preparação. As inscrições para a etapa do primeiro semestre estarão abertas de 9 de fevereiro a 13 de março. “A integração entre saúde e meio ambiente fortalece as ações de vigilância e prevenção nos municípios”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ivânia da Costa Folster.
Especialistas reforçam que a eliminação de recipientes que acumulam água, como pneus, é a forma mais eficaz de prevenção das arboviroses, sendo mais eficiente do que o uso de inseticidas, além de contribuir para a preservação ambiental.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe