Saúde
São José abre licitação para nova UPA 24h no bairro Areias
A UPA incluirá consultório odontológico, sala de raio-X, sala de coleta de exames laboratoriais, esterilização de materiais, e áreas de apoio como curativos, suturas, recepção e áreas administrativas
A Prefeitura de São José lançou na segunda-feira (30) o edital de licitação para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no bairro Areias. A nova unidade será destinada a atender a crescente demanda da população da região, oferecendo serviços de urgência e emergência de forma contínua.
A UPA será estrategicamente localizada no bairro Areias, a apenas cinco minutos da BR-101 e a dois minutos da Avenida das Torres, facilitando o acesso rápido. A estrutura terá uma área total de 2.472,65 m², o que representa quase o dobro do tamanho da UPA de Forquilhinha, que possui 1.514,76 m².
Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a UPA será projetada com princípios de acessibilidade, garantindo que todas as áreas sejam acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, assegurando um atendimento inclusivo.
A unidade contará com uma ampla estrutura, incluindo uma sala de urgência e emergência com três leitos, uma sala de observação pediátrica com cinco leitos e uma sala de observação adulta com oito leitos, todos equipados com eletrocardiografia. Um diferencial será o posto de enfermagem central com visão em 360 graus, além de salas de isolamento e 19 cadeiras/leitos para hidratação e inalação.
Além disso, a UPA incluirá consultório odontológico, sala de raio-X, sala de coleta de exames laboratoriais, esterilização de materiais, e áreas de apoio como curativos, suturas, recepção e áreas administrativas. O projeto visa proporcionar um atendimento completo e de qualidade para a população local.
A UPA atenderá pacientes com condições agudas ou emergenciais nas áreas clínica, pediátrica, odontológica e trauma, oferecendo o primeiro atendimento e estabilizando os casos mais graves. Pacientes poderão ficar em observação por até 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização, sendo encaminhados a hospitais, se necessário. As propostas para a licitação podem ser registradas a partir de terça-feira (1º), com a sessão pública para análise das propostas marcada para 5 de novembro, às 15h.