Saúde
São José reforça combate ao Aedes com novos agentes
A partir desta terça-feira (22), os agentes começarão a intensificar as ações de monitoramento, prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito
A Prefeitura de São José deu um importante passo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, com a incorporação de quatro novos agentes de combate às endemias à equipe da Vigilância Epidemiológica, somando agora mais de 50 profissionais no município. A partir desta terça-feira (22), os agentes começarão a intensificar as ações de monitoramento, prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya, em diversas áreas da cidade.
Esses agentes desempenham um papel fundamental na saúde pública, realizando visitas domiciliares, orientando a população, identificando e eliminando criadouros do mosquito. Eles também realizam vistorias em pontos estratégicos e aplicam larvicidas quando necessário. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, mais de 250 focos do Aedes aegypti foram identificados no primeiro trimestre de 2025, principalmente em locais com acúmulo de água, como pneus, vasos de plantas e caixas d’água destampadas.