Saúde
Saúde em Cores: ações sobre autismo e hipertensão
Campanha do mês de abril em Criciúma visa mobilizar a cidade para o cuidado com a saúde e o respeito às diferenças
Abril marca uma nova etapa do Programa Saúde em Cores, da Secretaria Municipal da Saúde de Criciúma. Neste mês, o programa concentra suas atividades no Abril Azul, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e no Abril Vermelho, dedicado à prevenção e controle da hipertensão arterial.
“A campanha de abril trata de dois pilares importantes para nossa cidade: a inclusão das pessoas com TEA e o enfrentamento de uma das doenças que mais acometem os adultos e idosos, a hipertensão. Estamos falando de cuidado com o outro e de cuidado com a própria vida. Esse é o espírito do Saúde em Cores”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Com os slogans “Entenda. Aceite. Inclua!” e “Verifique sua pressão. Valorize seu coração!”, a campanha visa mobilizar a cidade para o cuidado com a saúde e o respeito às diferenças.
O secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, destaca que a proposta do Abril Vermelho é incentivar a prevenção por meio de informação e hábitos saudáveis. “A hipertensão é uma doença silenciosa e perigosa. O que propomos com o Abril Vermelho é simples: que as pessoas conheçam sua pressão arterial e entendam que hábitos saudáveis fazem toda a diferença.”
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam o acompanhamento de pessoas hipertensas e promovem ações educativas sobre fatores de risco, prevenção e os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no eixo do Abril Azul, o foco está na sensibilização da sociedade sobre o autismo. Escolas, unidades de saúde e outros equipamentos públicos vão realizar ações de estímulo à empatia e ao respeito. “O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Nem todo atraso no desenvolvimento é sinônimo de autismo, o que reforça a importância da avaliação médica”, explica o secretário.
A campanha também reforça os canais de atendimento e diagnóstico para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizados por meio de instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o serviço de Atendimento Multiprofissional Especializado (MULTI).
Sobre o Programa
Lançado em janeiro, o Programa Saúde em Cores segue até o fim do ano com campanhas mensais que integram saúde, educação e assistência social, promovendo uma mobilização contínua por uma Criciúma mais saudável e preparada para o futuro.