Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

SC registra mais de 300 pacientes com câncer de intestino em 2024

Saúde
SC Registra Mais De 300 Pacientes Com Cancer De Intestino Em 2024
Foto: Divulgação

Saúde

SC registra mais de 300 pacientes com câncer de intestino em 2024

Até o final de 2024 o estado deverá registrar cerca de 2 mil novos casos da doença

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto, é uma das doenças mais frequentes no Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Santa Catarina deverá registrar cerca de 2.470 novos casos da doença em 2024, com 230 ocorrências previstas somente para Florianópolis.

De janeiro a agosto de 2024, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) atendeu 302 pessoas com câncer de intestino, realizou 100 cirurgias e conduziu 445 exames de colonoscopia.

“Cerca de 80% a 90% dos casos de câncer de intestino começam como pólipos, que podem levar até sete anos para se transformar em câncer. Esse período representa uma janela crucial para a remoção dos pólipos durante os exames de rastreamento”, afirma o coordenador de cirurgia abdominal do Cepon e cirurgião oncológico, Eduardo Zanella.

A prevenção desse tipo de câncer se divide em dois níveis. A primária envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis, como manter uma alimentação balanceada. Já a prevenção secundária foca na detecção precoce por meio de exames como a colonoscopia, que permite a visualização completa do intestino grosso.

Continue lendo
Topo