Saúde
SUS oferece tratamento gratuito para Hanseníase
Pacientes de Tubarão podem procurar UBSs caso apresentem sintomas

Por
Matheus Machado

Todos os anos, no mês de janeiro, o Ministério da Saúde promove a campanha “Janeiro Roxo”, que também inclui o Dia Mundial de Enfrentamento da Hanseníase, celebrado sempre no último domingo do mês. A campanha deste ano, “Conhecer e Cuidar, de Janeiro a Janeiro”, tem o objetivo de promover ações contínuas de informação e conscientização sobre a doença ao longo de todo o ano.
A iniciativa busca disseminar conhecimento sobre a hanseníase, além de enfrentar os estigmas associados à doença e fomentar o enfrentamento das berreiras sociais que dificultam seu diagnóstico e tratamento.
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável, causada peloMycobacterium leprae. Seus sinais e sintomas mais comuns são manchas (brancas, avermelhadas ou marrons) com alteração na sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque; espessamento de nervos periféricos, causando alterações motoras ou autonômicas; áreas com redução de pelos e suor; formigamento, fisgadas e diminuição de força muscular (principalmente nas extremidades); e nódulos dolorosos em casos mais graves.
A transmissão acontece pelas vias aéreas superiores (espirro, tosse ou fala), geralmente após contato prolongado com pacientes não tratados na forma contagiosa. É importante ressaltar que objetos pessoais não transmitem a doença.
O diagnóstico é clínico, com exames dermatológicos e neurológicos. O SUS oferece tratamento gratuito. Ao apresentar algum sintoma o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o Centro Especializado em Saúde (CAES), localizado na Rua Pedro Peicher de Carvalho, 263, em Oficinas.
Com informações de PMT.