Saúde
Todos itens da Farmácia Popular serão gratuitos
Ministério anunciou que coparticipação não será mais cobrada
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira, 13, que todos os 41 itens disponíveis em Farmácias Populares serão distribuídos de forma totalmente gratuita.
Com essa medida, as fraldas geriátricas e um remédio para diabete mellitus associada a doença cardiovascular, que antes precisavam do pagamento de coparticipação, serão de graça.
A determinação vai garantir economia de R$ 190 por mês para os usuários da Dapagliflozina. Já no caso das fraldas para pessoas com deficiência ou acima de 60 anos, a pasta calcula o uso de 40 unidades a cada dez dias, o que vai gerar uma economia de R$ 270. O ministério afirma que mais de 1 milhão de pessoas vão se beneficiar com a medida.
A ministra afirma que essa ampliação visa melhorar o envelhecimento da população, e que a pasta busca outras ampliações. “Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, pontua.
Novas farmácias
Nísia também anunciou que o ministério vai abrir o credenciamento para farmácias privadas de 758 cidades que não contam com o Farmácia Popular. Esse cadastro foi retomado em 2023, depois de oito anos sem novas unidades.
Segundo a pasta, a expectativa com essa ampliação é a universalização do Farmácia Popular. 31 mil farmácias estão distribuídas em 4.812 municípios, o que representa 86% do total de cidades e um alcance de 97% da população.