Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Tubarão negocia valores para implantar telemedicina

Saúde
2 Scaled 1
Foto: Reprodução/PMI

Saúde

Tubarão negocia valores para implantar telemedicina

Iniciativa pode reduzir 48 mil atendimentos nos postos de saúde por ano

O serviço de telemedicina, já existente em algumas cidades da Amurel, está próximo de ser implementado e beneficiar os moradores de Tubarão. No entanto, o governo municipal ainda negocia valores, pois entende que a taxa cobrada por cada habitante ainda pode ser reduzida.

“Estamos em um processo de negociação financeira com a empresa. Considerando o elevado número de habitantes da cidade pode ter um desconto um pouco melhor do que o oferecido no processo licitatório. Isso dando certo, batemos o martelo e disponibilizamos a todo cidadão tubaronense a telemedicina”, destacou o prefeito Estêner Soratto durante a semana.

Os serviços contemplariam em um primeiro momento consultas médicas, atendimento pediátrico e renovação de receitas. Existe ainda a expectativa de que no futuro, consultas com especialistas também possam ser ofertadas para a população.

Redução de 22% nos atendimentos presenciais

De acordo com a prefeitura, Tubarão possui atualmente cerca de 115 mil habitantes, onde 18 mil são atendidos mensalmente nos 36 postos de saúde e na Policlínica. Segundo o prefeito Soratto, existe a expectativa de atender 4 mil pacientes já no primeiro ano de telemedicina, reduzindo para 14 mil atendimentos mensais de forma presencial nas unidades de saúde.

A diminuição corresponde a uma redução 22% dos atendimentos presenciais por mês. Considerando esses números, Tubarão teria 48 mil pacientes a menos frequentando as Unidades Básicas de Saúde ao longo do ano.

“Na telemedicina temos um tempo de espera de quatro minutos. Ao invés de ir no posto, o cidadão será atendido pelo médico em poucos minutos pelo seu computador ou smartphone. Isso é um ganho enorme em qualidade de atendimento e sem dúvida vamos melhorar a saúde de Tubarão”, ressalta o prefeito.

Municípios podem customizar o sistema

A implantação do serviço na região aconteceu após uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região de Laguna (CIS-Amurel). Atualmente, Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Santa Rosa de Lima já contam com a telemedicina.

Conforma a diretora executiva do consórcio, Francismari Rossi Lessa, cada cidade pode padronizar seu sistema. “O município pode customizar o sistema. É possível colocar a relação de medicamentos que tem disponível, o perfil epidemiológico e os acessos das pessoas que estão cadastradas no SUS”, explica a diretora.

O acesso ao serviço é feito através de um link disponibilizado pela prefeitura. Isso significa que não é necessário baixar aplicativos ou possuir memória nos dispositivos para usar a ferramenta, uma vez que o paciente é direcionado para uma guia em seu navegador. O serviço é disponibilizado 24 horas e ilimitado.

Integração com Unidades de Saúde

Em Pedras Grandes, existe uma integração entre as UBSs e o serviço digital. Conforme Francismari, existe um ponto de telessaúde em cada unidade para facilitar o acesso ao cidadão. “Se a pessoa procurar uma unidade e por algum motivo o médico não foi, eles conseguem fazer uma triagem e acessar aquele link e colocar um médico na tela para não deixar o paciente sem atendimento ou sem receita”, destaca a diretora executiva.

Conforme o CIS-Amurel, uma das exigências no Termo de Referência para contratação de empresas para a telemedicina, é de que o atendimento médico seja iniciado em no máximo 15 minutos.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo