O prazo para se inscrever no curso de Comunicação de Risco para Emergências em Saúde Pública encerra nesta sexta-feira (20). A qualificação inédita é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp), do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP).
A formação tem como objetivo capacitar profissionais para uma comunicação de risco planejada e sensível às necessidades das comunidades afetadas por Emergências em Saúde Pública (ESP), como desastres, epidemias e pandemias.
Com carga horária de 20 horas, o curso é direcionado a profissionais de nível superior dos órgãos públicos de saúde e de instituições que atuam direta ou indiretamente em ESP nas esferas acadêmica, administrativa ou técnica.
Ao longo do curso, os participantes aprenderão a aplicar a comunicação de riscos em ESP, de acordo com princípios e diretrizes das políticas de vigilância, a identificar e lidar com fatores impeditivos da comunicação de risco e a adaptar a comunicação para diferentes tipos de emergência. O período de oferta, em que a turma pode acessar as aulas, vai de 30 de setembro a 25 de outubro.
O curso também aborda a articulação com a imprensa, a utilização de diversos canais e estratégias eficazes para cenários variados, além de como estabelecer ações nos principais meios de divulgação conforme a tipologia da ESP e elaborar um plano de comunicação de risco.