Criciúma
Urussanga: pacientes aguardam até dois anos por atendimento psicológico
MP moveu uma ação contra o município, que terá que agilizar os atendimentos
Está decidido judicialmente: o município de Urussanga terá que reduzir a fila de espera para atendimentos psicológicos em até 60 dias. Além disso, casos urgentes não poderão ultrapassar 15 dias de espera e casos menos urgentes não poderão passar de 90 dias de espera.
Essa decisão tomada pela Justiça, através de pedido do Ministério Público se dá pelo fato de pacientes adultos, crianças e adolescentes terem que aguardar até dois anos por um atendimento psicológico na rede municipal de saúde. O promotor Eliatar Silva Júnior conta que MP buscou uma ação para reparar um atendimento à população de Urussanga. O passo a passo até se alcançar a decisão foi a seguinte: a fila de espera este ano era de 240 pacientes adultos e 54 crianças/adolescentes.
“A previsão de atendimento era de 190 dias para um atendimento. E quem levou essas denúncias à promotoria foi o Conselho Tutelar. Ela chegava a ultrapassar 300 pessoas na fila de espera. A decisão liminar aceitou o pedido e o município teve que contratar mais uma profissional. Porém ela não conseguiu atender a demanda. Então deu prosseguimento à ação até o julgamento final para que, segundo a decisão, o município tem até 60 dias para reduzir essa fila”, explica o promotor.