Com a correria do dia a dia e as máquinas com cada vez mais tecnologias, por vezes, a escolha mais prática na hora de usar o eletro é a “função automática”, que geralmente realiza o processo com a água entre 30º e 40°.
No entanto, alguns técnicos alertam que lavar roupas sempre nesta temperatura pode afetar a limpeza dos itens e o estado interno da máquina. Ao não utilizar temperaturas mais altas regularmente, a máquina de lavar não tem oportunidade de se limpar adequadamente, acumulando sabão, amaciante e resíduos de sujeira no tambor.
A utilização de temperaturas mais elevadas, como 60 ou 90 graus, tem a vantagem de ser muito mais eficaz não só na remoção de manchas, mas também na desinfecção de roupas. Este tipo de lavagem é especialmente útil para roupas de cama, toalhas ou roupas de pessoas doentes, pois elimina bactérias, ácaros e outros microrganismos que as temperaturas mais baixas não conseguem ter o mesmo efeito.
O calor da água é fundamental para eliminar resíduos de amaciante e sabão, além de vestígios de sujeira que saem da roupa ou pelos de animais. Por isso, é recomendado o uso periódico do programa de limpeza do tambor, algo que a própria máquina de lavar costuma indicar quando é necessário no início de cada ciclo.