Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Veja a importância de manter o consumo de água no inverno

Saúde
Foto: Divulgação

Saúde

Veja a importância de manter o consumo de água no inverno

Consumir alimentos suculentos como frutas e vegetais auxiliam na hidratação

Publicidade

Apesar do ar ser mais seco no inverno e a diminuição da transpiração, o organismo ainda necessita de hidratação para funcionar corretamente. Mesmo que a sensação de sede não seja tão frequente, é essencial manter a quantidade adequada de líquidos no corpo. A desidratação pode ocorrer depois de muitas horas sem ingerir líquidos.

“Os níveis de desidratação muitas vezes são menos percebidos, assim como os indivíduos tendem a não ingerir água regularmente no inverno, entendendo que não há necessidade de manter o consumo como no verão”, ressalta a nutricionista, Thaisy do Livramento.

A nutricionista explica que o corpo humano é formado por um elevado percentual de água, responsável por importantes funções em nosso organismo, como a hidratação do corpo, a composição das células e do sangue, assim como a lubrificação das articulações e mucosas.

Se hidratar, não quer dizer somente beber água, ingerir outros líquidos como chás e sucos de frutas naturais, além de alimentos suculentos, como algumas frutas e vegetais. Desta forma, a água presente em sua composição também será utilizada pelo nosso organismo.

Neste aspecto, a orientação da nutricionista quanto à ingestão de líquidos é de 35 ml de água para cada quilo de peso corporal para adultos e de 50 ml a 60 ml de água por quilo de peso corporal para crianças. Além disso, ela lembra que bebidas como refrigerantes não são adequadas para hidratação, pois, em sua grande maioria, possuem muito sódio, levando o organismo a requisitar água logo após a ingestão.

Apesar de todos os benefícios para a saúde, muitas pessoas têm dificuldades para manter o hábito de beber água ao longo do dia. “A maioria das pessoas associa a necessidade de ingestão de água à sede. Porém, a sede quando presente é um sinal de que nosso organismo já está com falta de água”, reforça a profissional.

Continue lendo
Topo