Segurança
Abordagens a pessoas em situação de rua aumentam
Agentes de Laguna oferecem encaminhamentos quando necessário
![Matheus Machado](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/cwv-webp-images/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-12-at-09.06.07-48x48.jpeg.webp)
Por
Matheus Machado
![TUBARAO](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/cwv-webp-images/2024/12/TUBARAO.png.webp)
A Guarda Municipal de Laguna (GML) está intensificando as abordagens a pessoas em situação de rua. Além dos patrulhamentos preventivos nos bairros, os agentes estão realizando abordagens qualificadas, verificando documentações e oferecendo encaminhamentos quando necessário. A iniciativa busca garantir um ambiente mais seguro para todos.
Na madrugada desta sexta-feira (14), o trabalho de abordagem foi realizado nos bairros Progresso, Campo de Fora e Centro, onde 26 pessoas em situação de rua foram identificadas nas adjacências de prédios públicos municipais.
“Esta já é uma ação constante da Guarda Municipal, que estamos intensificando, principalmente, em pontos da cidade onde a circulação destas pessoas é maior”, pontua Arlon Luiz da Silva, comandante da GM de Laguna.
“Através do auxílio dos sistemas que temos disponíveis, estamos acompanhando também a movimentação de qualquer descarregamento de lixo e objetos em locais que não são apropriados. Estamos observando que, em vários locais, durante o dia é feito a limpeza, porém durante o repouso noturno, as pessoas em situação de rua causam transtornos e sujeiras. O nosso objetivo também é inibir essa conduta”, completa o comandante.
Arlon explica que quando os agentes tomam conhecimento que alguma pessoa em situação de rua manifesta desejo de ser auxiliado, é realizado um trabalho diferenciado.
“Aquelas que expressam o desejo de receber algum tipo de auxílio como o retorno à sua cidade de origem, a gente encaminha a Secretaria de Assistência Social, bem como, outros serviços destinados ao acolhimento de indivíduos em situação de vulnerabilidade”, ressalta.
A Central de Emergência da GM utiliza, temporariamente, o número (48) 9 9660-2393, que funciona 24 horas, inclusive aos feriados.
Com informações de PML.