A atuação imediata de guarda-vidas garantiu o resgate de um surfista, de 38 anos, em estado de afogamento grau 2 no fim da manhã deste domingo (28), no Balneário Dunas do Sul, em Jaguaruna.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta do meio-dia, os guarda-vidas avistaram o homem sendo arrastado por uma corrente de retorno, a aproximadamente 400 metros da faixa de areia, ainda junto à prancha.
Diante da situação de risco, a equipe de salvamento em terra iniciou imediatamente a operação de resgate e solicitou apoio de uma moto aquática para alcançar a vítima com mais rapidez. O surfista foi rapidamente retirado da água consciente, recebeu atendimento pré-hospitalar no local e foi encaminhado ao hospital de Jaguaruna, em estado estável.
Os bombeiros reforçam o alerta sobre o perigo das correntes de retorno, comuns em dias de mar agitado. A orientação é que, ao identificar essas correntes — geralmente caracterizadas por água mais escura e ausência de ondas — banhistas e surfistas evitem a área. Em caso de arrasto, a recomendação é manter a calma, não lutar contra a corrente e sinalizar por ajuda, aguardando o resgate.
O trabalho rápido das equipes evitou que o caso tivesse consequências mais graves.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.