Florianópolis
Ambulância e novos guarda-vidas reforçam praias no verão
Florianópolis ganha a disponibilização de uma ambulância exclusiva
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) terá um reforço significativo durante a Estação Verão, com a disponibilização de uma ambulância exclusiva em Florianópolis. Entre 16 de dezembro e 9 de março, o veículo ASU (Auto Socorro de Urgência) será dedicado ao atendimento da região atendida pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), que tradicionalmente recebe um grande número de turistas. A ambulância ficará estacionada no posto de saúde do bairro Ingleses, funcionando das 8h às 20h, e apoiará especialmente a movimentada praia dos Ingleses.
Além dos postos guarda-vidas já distribuídos ao longo da praia dos Ingleses, a ambulância será um recurso adicional para atender vítimas de afogamento e facilitar o transporte até hospitais. A alta temporada também contará com dados sobre o número de cidades atendidas, postos guarda-vidas e o efetivo mobilizado, que serão divulgados na segunda-feira, 16.
Mesmo antes do início da temporada, o CBMSC mantém postos guarda-vidas ativos em várias praias do litoral catarinense. A localização desses postos pode ser acompanhada em tempo real pelo aplicativo CBMSC Cidadão. Além disso, novos guarda-vidas estão sendo integrados à operação, reforçando a segurança em Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, sob o comando do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).
Na última quinta-feira (5), 55 novos Guarda-Vidas Civis Voluntários da região Sul concluíram o curso de formação com uma travessia simbólica de 2 km na Lagoa da Serra, em Araranguá. Essa atividade marcou o encerramento do treinamento, que prepara os voluntários para atuar em salvamento durante o verão. Esses profissionais são capacitados para reforçar o atendimento em áreas litorâneas sob a supervisão de bombeiros militares.
Nesta quarta-feira (11), 76 Guarda-Vidas Civis Voluntários (GVCV) serão certificados no quartel do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Florianópolis. O grupo passou por 90 horas de treinamento rigoroso e agora está habilitado para realizar salvamentos aquáticos. A formação desses guarda-vidas é essencial para ampliar a capacidade de resposta nas praias durante o período de maior movimento.
Para ingressar como Guarda-Vidas Civil Voluntário, é necessário ter mais de 18 anos, estar apto em teste toxicológico e passar por provas físicas desafiadoras, como nadar 500 metros em até 12 minutos e correr 1.600 metros em até 8 minutos para homens e 9 minutos para mulheres. Os aprovados atuam em escalas de até 12 horas diárias, com ressarcimento conforme a legislação. As inscrições para o programa de 2024 já foram encerradas.