Segurança
Argentino é dado como desaparecido em Florianópolis
De acordo com o Consulado da Argentina, ele chegou ao Brasil no início do mês
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou nesta segunda-feira (19), as buscas por José María Alday, argentino desaparecido desde o dia 15. De acordo com o Consulado da Argentina, ele chegou ao Brasil no início do mês para visitar um amigo no bairro Pântano do Sul, em Florianópolis. Alday, que tem mais de 60 anos, estava utilizando ônibus para se locomover e portava apenas seu documento de identidade (DNI) argentino.
Segundo o relato repassado ao consulado, no dia 15 de maio, por volta das 10h da manhã, José María saiu da casa do amigo dizendo que voltaria para o almoço, o que não aconteceu. Ele usava bermuda, camisa, chinelos, e levava consigo o celular e o DNI. Imagens de câmeras de segurança, obtidas pela Polícia Militar e repassadas à Central de Operações Bombeiro Militar, mostram um homem com características semelhantes seguindo em direção à trilha da Lagoinha do Leste, informação confirmada por uma testemunha.
Com base nesses dados, o CBMSC mobilizou o Grupo de Busca e Salvamento (GBS), com três militares, uma viatura 4×4 e uma motoaquática. Também foi acionado o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), com três militares e a aeronave Arcanjo 01, além de um binômio formado por um militar cinotécnico e a cadela farejadora Ilha. Novas informações sobre a ocorrência serão divulgadas pelo CBMSC assim que houver atualizações.