Segurança
Assalto fake ao BB movimentou cidade de SC
A população foi surpreendida com tiros, bomba e perseguição policial na madrugada desta sexta-feira (23)
A população de Gaspar, no Vale do Itajaí, foi surpreendida na madrugada desta sexta-feira (23) por uma intensa movimentação policial com tiros, explosões e perseguições. O que parecia ser um assalto cinematográfico a uma agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade, na verdade se tratava de uma simulação realizada pelas forças de segurança como parte de um treinamento.
A operação teve início por volta das 2h, com a chegada de uma caminhonete à agência. Criminosos armados e encapuzados simularam um roubo com reféns, levando-os para a rua. A encenação contou até com a atuação do Bope para desativar uma suposta bomba.
Com barreiras policiais instaladas em vários pontos da cidade, os “assaltantes” foram localizados e detidos por volta das 5h. A operação foi encerrada por volta das 6h30, com um alto grau de realismo. Embora a comunidade tenha sido previamente informada sobre o treinamento, muitos moradores desavisados se assustaram, e as redes sociais logo se encheram de relatos e especulações.
A simulação integrou o 11º Curso de Ações Integradas de Defesa e mobilizou cerca de 70 profissionais de diversas instituições, incluindo a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Exército, Força Aérea Brasileira, Brigada Militar do Rio Grande do Sul e a Polícia Militar de diferentes regiões de Santa Catarina.