Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

BC amplia ações e reforça segurança urbana

Segurança
NP5GQ5UH Scaled
Foto: Reprodução/Prefeitura de Balneário Camboriú

Segurança

BC amplia ações e reforça segurança urbana

O município de Balneário Camboriú divulgou o balanço das ações de segurança do primeiro semestre de 2025

A Prefeitura de Balneário Camboriú divulgou o balanço das ações de segurança do primeiro semestre de 2025, com destaque para os serviços realizados pela Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Guarda Patrimonial, DCOI e DCMCA. O relatório foi apresentado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seseg), que também iniciou os trâmites para implantação do Programa Smart BC Muralha Digital, com investimento de R$ 1,9 milhão viabilizado por emenda do deputado Carlos Humberto.

Enquanto o novo sistema, que contará com câmeras inteligentes e reconhecimento facial, segue em processo licitatório, a secretaria reforçou o uso de tecnologias já disponíveis, reinstalando equipamentos abandonados e planejando a instalação de câmeras no deck do Pontal Norte com recursos do deputado Júnior Cardoso. A Guarda Municipal registrou 11.769 atendimentos, com 328 prisões, recuperação de 55 veículos e cumprimento de 76 mandados de prisão.

Ações sociais também tiveram destaque, como 226 operações de Resgate Social e 643 ocorrências da Guarda Ambiental relacionadas a maus-tratos e resgate de animais. Foram retomadas ações como a Ronda Escolar, o Grupo de Proteção à Mulher (GPM), e a unidade K9, além da criação do programa Luta Por Elas e da reestruturação do Núcleo de Inteligência.

Os Agentes de Trânsito registraram 8.446 ocorrências e aplicaram mais de 59 mil infrações. Em 110 barreiras realizadas, 4.320 veículos foram abordados, com 109 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. A operação também resultou na remoção de 40 veículos abandonados e no flagrante de 94 motoristas por racha ou manobras perigosas. Cinco novas motocicletas foram adquiridas e agentes passaram por capacitações.

A Operação Silêncio é Saúde, feita em parceria com o Ministério Público, vistoriou 1.359 veículos com escapamento alterado, com remoções e orientações. Outra iniciativa importante foi a criação da Lei nº 4.983/2025, que regulamenta ciclomotores e autopropelidos, resultando em 1.946 abordagens, 54 remoções e 55 autuações.

A Escola Pública de Trânsito promoveu atividades de educação para crianças e adultos em 20 escolas, incluindo cursos para mulheres e ações de conscientização. Destaque para o lançamento do Programa Transitar e do mascote Tango, dos Agentes de Trânsito.

O Departamento de Contenção de Ocupações Irregulares (DCOI) realizou mais de 120 operações, incluindo nove embargos, oito demolições e dois mandados de prisão. Já o Departamento de Combate aos Maus-Tratos Contra Animais (DCMCA) atendeu 338 ocorrências e encaminhou animais para abrigo conveniado.

A Defesa Civil monitorou 42 áreas de risco, divididas por regiões para facilitar o trabalho preventivo. Foram definidos seis abrigos emergenciais, vistoriadas 44 escolas municipais e garantido aluguel social a famílias afetadas por desastres. A pasta ainda captou R$ 1,1 milhão em recursos para obras de drenagem, deslizamento e estruturação de uma nova base de operações.

A Guarda Patrimonial manteve 15 postos fixos e registrou 4.039 ocorrências por meio da Central 153. A equipe opera o monitoramento de 94 patrimônios públicos com 332 câmeras, 1.212 sensores de alarme e 154 botões do pânico. No semestre, foram atendidos 94 disparos de alarme, 33 acionamentos de botão do pânico e milhares de ligações.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo