Segurança
Bombeiros ativam unidades para atendimentos devido às chuvas
As células do CBMSC devem aumentar a resposta no momento deste evento climático
Desde a quinta-feira (16) o Comando do Corpo de Bombeiros de SC já ativou quatro unidades de força tarefa: duas em Balneário Camboriú, uma em Itajaí, uma em Blumenau e uma em São José. Essas células atendem as regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte, que acumulam um aumento significativo no número de ocorrências em decorrência das chuvas.
O comando dos Bombeiros Militares informa que essas unidades estão operando com equipes especializadas em busca e resgate em enchentes e enxurradas e que devem aumentar a resposta operacional nas regiões atingidas.
Já foram registradas ocorrências nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Tijucas, Governador Celso Ramos, Itajaí, Porto Belo e Florianópolis. Os atendimentos englobam, principalmente, o resgate de vítimas ilhadas, incluindo animais; a desobstrução de vias, e pequenos deslizamentos.
Defesa Civil
A defesa Civil do Estado segue trabalhando em auxílio à população e até o momento, contabiliza cerca de 781 pessoas desabrigadas e 104 desalojadas. Abrigos foram abertos em diversas cidades, como Porto Belo, Ilhota e Penha, para atender a população afetada. O trabalho das equipes de resgate e dos órgãos municipais continua intensificado, enquanto o levantamento de danos prossegue.
Segundo dados da Defesa Civil, nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Biguaçu, 391mm; Florianópolis, 344mm; e Tijucas, 325mm; intensificando o risco de alagamentos e enxurradas. A previsão meteorológica indica mais chuvas nas próximas horas, com intensidade moderada a forte, o que mantém o alerta para deslizamentos e alagamentos, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.