Segurança
Bombeiros de SC resgatam 16 brigadistas perdidos no Mato Grosso
Foi realizado o resgate de 16 brigadistas que tavam desaparecidos
Com cinco equipes da Força-Tarefa atuando no Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem enfrentado diversos desafios na região. Além do combate aos incêndios, os bombeiros de Salto do Céu realizaram no último sábado, 28, o resgate de 16 brigadistas que estavam desaparecidos em uma área de mata densa.
Conforme relatado pelo sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa, a equipe foi abordada por um gerente de uma fazenda local, que informou que seus brigadistas estavam desaparecidos há mais de 24 horas. Utilizando técnicas de busca em solo, os bombeiros catarinenses, em colaboração com os bombeiros do Mato Grosso, iniciaram a operação de resgate. O sargento explicou que os brigadistas tinham um rádio que permitia comunicação, apesar das dificuldades na transmissão e da baixa carga da bateria.
Os brigadistas foram localizados por volta das 14h, após estarem perdidos desde o meio-dia da sexta-feira anterior. A equipe da Força-Tarefa em Salto do Céu inclui também os cabos Rodrigo Oliveira da Rosa e Diego Ventura Silveira. O município enfrenta uma situação de emergência devido às queimadas, e o CBMSC possui outras quatro equipes atuando em áreas como Nova Mutum e Chapada dos Guimarães. Essa é a segunda missão enviada pelo governo de Santa Catarina ao Centro-Oeste em 2024, em resposta ao alto número de focos de incêndio na região, conforme dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).