Bombeiros resgatam homem à deriva no mar em Florianópolis
O homem estava no mar há cerca de nove horas
Na madrugada deste domingo (14), a guarnição do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um salvamento em alto-mar nas proximidades da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis. A operação teve início por volta da 1h00, quando o Centro de Operações Bombeiro Militar (COBOM) foi acionado pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) após receber um pedido de ajuda de um homem de 52 anos que estava à deriva no mar com sua lancha de alumínio de aproximadamente 3 metros.
A guarnição deslocou-se com a embarcação Resgate-5 do CBMSC até o local indicado, enfrentando condições adversas, incluindo escuridão, chuva, vento sul e fortes ondulações. O percurso de aproximadamente 26 milhas náuticas foi feito com auxílio de GPS, carta náutica e radar. Ao chegar ao local por volta das 2h30, a equipe encontrou dificuldades para localizar a vítima devido ao pequeno tamanho da embarcação. Após 20 minutos de buscas, uma luz de baixa intensidade foi avistada no horizonte, identificando a localização da vítima.
O homem estava no mar há cerca de nove horas, mas manteve a calma, permanecendo em sua lancha com colete salva-vidas e roupas quentes, o que ajudou a se manter aquecido apesar do frio, da chuva e do vento. A vítima foi resgatada e aquecida a bordo da embarcação dos bombeiros e, posteriormente, deixada em local seguro junto com sua lancha.