Segurança
Câmeras com reconhecimento facial são instaladas
Medida visa dar mais segurança para o Carnaval de Laguna

Por
Matheus Machado

Para o Carnaval de 2025, o município de Laguna confirmou que câmeras com reconhecimento facial foram instaladas nos trechos onde os principais blocos de rua percorrerão.
A medida tem como objetivo coibir a prática de delitos, especialmente o furto de celulares, crime que possui um aumento considerável de casos durante o período das festividades.
A possibilidade de identificar criminosos futuramente também auxilia no trabalho das forças de segurança. As câmeras já tinham sido mencionadas em uma entrevista para a Rádio Cidade pela Delegada Regional de Polícia Civil de Laguna, Vivian Garcia Selig. Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Laguna, Preto Crippa, confirmou a novidade em suas redes sociais.
No vídeo, Crippa ainda aparece segurando um cartaz com os dizeres: “Ó vagabundo em Laguna, tu vai ser filmado”.
De acordo com a delegada Vivian, mais de 100 mil habitantes devem passar por Laguna ao longo do feriadão de Carnaval. “Temos uma série de ações desenvolvidas desde o início do verão, mas neste ano a grande novidade é a instalação de diversas câmeras de monitoramento, dentre elas, as de reconhecimento facial”, pontuou Selig.
Segundo ela, através do reconhecimento, também será possível localizar e prender criminosos com mandados de prisão em aberto. A ação é articulada entre todas as forças de segurança da cidade: Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e o próprio município.
“O objetivo é minimizar a vinda de criminosos que viriam para cá para cometer os crimes”, disse a delegada. As câmeras foram instaladas em locais públicos da cidade, mas há a recomendação para que os organizadores de eventos fechados também invistam em monitoramento para coibir as práticas criminosas. “Queremos que Laguna seja reconhecida pelos seus grandes eventos. Seja reconhecida pela diversão, e não pelo crime”, destacou.
Orientações
A principal orientação da Polícia Civil para os foliões terem mais segurança, é o cuidado total com os smartphones, em especial as mulheres. Isto porque, de acordo com dados da corporação, 90% das vítimas que tem seus celulares roubados são mulheres. Utilizar bolsas com zíper e mantê-las na frente do corpo é a dica da delegada Vivian Garcia, pois levar o aparelho em mãos ou nos bolsos aumenta a chance dos criminosos obterem sucesso no furto. O mesmo vale para os homens, que costumam guardar os celulares e carteiras nos bolsos.
“O criminoso está atento. As vezes não percebemos e quando vimos, o celular já foi. É recomendado que não se deixe cartões em celulares, configurar o aparelho para se ter o acesso remoto, podendo fazer a exclusão de todos os dados de forma remota. Fazer o registro do boletim de ocorrência com a identificação dos dados do celular e fazer as comunicações adequadas”, explicou Vivian Garcia.
Em caso de ocorrências do gênero, é possível fazer a denúncia através do telefone 181, da delegacia virtual ou pelo número 190 em casos de emergência.