Capivari de Baixo será uma das cidades da Amurel a participar do 1º Simulado de Gestão de Desastres, idealizado pelo Estado de Santa Catarina e que será realizado no próximo dia 18 de maio.
Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Odilon Joaquin, o simulado será feito no bairro Santo André. A localidade é a que mais costuma sofrer com inundações em períodos de chuvas constantes, especialmente pela sua proximidade com os rios Tubarão e Capivari.
“Vamos envolver o Exército brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social, Infraestrutura e a prefeitura. É uma ação em conjunto com todas as instituições para que no dia, que a gente não quer que aconteça, termos uma resposta pronta e vamos treinar isso antes e poder atender muito mais rápido essa população”, explicou o gestor.
O prefeito do município, Claudir Bitencourt, também concorda que a ação é de extrema importância para a cidade. “A ação a nível estadual é muito importante pensando na prevenção de toda Santa Catarina. A prevenção, organização e conscientização é importante pensando no futuro das próximas gerações”, disse o gestor.
Outras cidades
Os municípios catarinenses tem até o dia 16 de maio para realizar a inscrição no simulado, que ocorre no dia 18, das 8 às 17 horas.
Além de Capivari de Baixo, Tubarão é outra cidade que está praticamente confirmada no simulado. De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil da Amurel, até o momento 12 municípios da região estão inscritos no simulado e 16 devem participar, ficando apenas duas cidades de fora. Uma dessas, inclusive, viria para Tubarão para acompanhar as ações adotadas pelas equipes da Cidade Azul.