Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Casa de passagem oferece risco a população do bairro Pinheirinho

Segurança
Foto: Divulgação

Segurança

Casa de passagem oferece risco a população do bairro Pinheirinho

República atende pessoas em situação de rua ou que precisam de algum tipo de apoio temporário

Publicidade

A casa de passagem, que atualmente é chamada de República, acolhe pessoas em situação de rua e também acaba sendo local de refúgio para criminosos. A instituição está localizada no bairro Pinheirinho, em Criciúma. A região é marcada pela desorganização urbana e pela criminalidade nas margens da linha férrea.

“A casa de passagem influencia a prática de crimes na região, propicia que o sujeito que está de passagem pela cidade consiga se estabelecer temporariamente e depois transite pela região que já é dominada pelo tráfico”, afirmou o tenente-coronel do 9° Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, Mário Luiz Silva.

A República oferece alimentação, abrigo, apoio psicológico e condições básicas de vivência como banho e roupas limpas para pessoas em situação de rua ou que precisam de um apoio temporário.

Os debates sobre a mudança de local da casa de passagem vieram a tona, novamente, quando o candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), colocou o assunto em pauta em um vídeo publicado em suas redes sociais. O candidato se mostrou favorável a retirada da instituição do bairro Pinheirinho.

No início de 2024, a secretária de Assistência Social de Criciúma, Dalva Pires Donadel, tinha a intenção de retirar a casa de passagem do bairro Pinheirinho, por conta das diversas reclamações de moradores sobre a falta de segurança.

Até o momento nenhuma mudança foi feita. O portal SCTodoDia tentou contato com a secretaria para entender o caso, mas até o momento não obteve retorno.

Continue lendo
Topo