Casal perde R$ 5 milhões em investimento imóveis fantasmas vendidos por sócios de construtora no Sul de SC

Suspeitos são investigados por levarem vida luxuosa em cima de golpes aplicados nas vítimas.

Maiquel Machado

Publicado em: 20 de janeiro de 2026

4 min.

Golpe sofisticado, que durou 5 anos e drenou mais de R$ 5 milhões do patrimônio de um casal de Nova Veneza, está sendo investigado pela Polícia Civil como fraude milionária. Dois sócios de uma construtora são acusados de vender imóveis na planta que nunca existiram – sequer os terrenos tinham matrícula – e de manter o escritório aberto apenas para captar novos clientes, mesmo sem ter nenhuma obra em andamento.

A investigação foi aberta após uma representação de um renomado escritório de advocacia de Criciúma em nome do casal vítima. Segundo o material entregue à Polícia Civil e confirmado em depoimentos, os sócios ofereceram apartamentos em Criciúma e Itapema, todos ainda no papel. O problema é que esses imóveis eram uma fraude: os terrenos nunca foram regularizados ou sequer eram de propriedade da empresa.

A trama, segundo as investigações iniciais, é ainda mais elaborada. Há suspeita de que os acusados usaram contratos fraudulentos assinados por laranjas para tentar controlar uma eventual comissão de credores e dificultar o ressarcimento das vítimas em uma futura assembleia judicial.

O que mais chama atenção, segundo as vítimas e a polícia, é o descompasso entre a realidade e o estilo de vida dos sócios. Enquanto os clientes veem seu dinheiro sumir em obras fantasmas, os diretores vivem no luxo. E, de forma cínica, a construtora mantém as portas abertas, supostamente para continuar vendendo os mesmos imóveis que nunca sairão do papel.

A Polícia Civil tem um prazo de 30 dias para concluir esta fase das investigações e acredita que o casal de Nova Veneza não é a única vítima. Outras pessoas que investiram nos mesmos empreendimentos podem ter caído no golpe. A orientação é que qualquer pessoa enganada pela construtora procure uma delegacia para formalizar a queixa e ajudar a desmontar a farsa milionária.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios