Segurança
Cerca de 150 imóveis estão abandonados em Criciúma
Defesa Civil realizou a demolição de duas casas nesta quarta-feira
Cerca de 150 imóveis estão em estado de abandono em Criciúma. A Defesa Civil vem acompanhando as condições dessas propriedades. Aquelas que se encontram em situação mais precária, e que representam um perigo para comunidade, estão sendo demolidas.
Nesta quarta-feira (19), a Defesa Civil realizou a demolição de dois imóveis no bairro Jardim União. Segundo Fred Gomes, diretor do órgão de segurança no município, as casas estavam sendo utilizadas por usuários de drogas e pessoas envolvidas com crimes.
“A quantidade de roupas que encontramos desses imóveis, que não dá mais para utilizar. Fora a questão do uso de drogas. Usavam a casa para queimar fio e armazenar produtos oriundos de furtos e roubos”, declarou. “Os dois imóveis já tinham pegado fogo, a situação era bem ruim”, completou.
Fred entende que a segurança dos moradores no entorno desses imóveis costuma ser o grande problema. Isso porque, uma vez que os locais passam a abrigar pessoas envolvidas com roubos e furtos, passam a representar um perigo para os demais.
“Quando a gente chegou para fazer a demolição, um morador disse: ‘vou comprar uma caixa de fogos e vou soltar para comemorar, porque passávamos trabalho aqui’. O pessoal que vinha trabalhar a noite já não passava mais pela frente. Tenho certeza que é a segurança como um todo, desde a pública até a questão de saúde”, afirmou.
A Defesa Civil segue com um cronograma para demolição e fiscalização de imóveis em estado de abandono. Para que as casas sejam demolidas, no entanto, é necessário antes cumprir um processo administrativo – que tem início com a notificação, passando pela infração e autorização pelo executivo publicada em Diário Oficial.